Colocou piercing ou furou a orelha e apareceu alguma bolinha avermelhada e dolorida? Fique atento! Os granulomas costumam aparecer ao redor da perfuração quando algo não vai bem. Aprenda um pouco mais sobre ele e queloide a seguir, outro tipo de lesão na pele, geralmente, maior e mais escura.
CUIDADOS COM A PERFURAÇÃO
Sempre salientamos a importância do profissionalismo de um body piercer. Antes de fazer a perfuração, é preciso pesquisar bem, observar os materiais utilizados e os cuidados durante o procedimento. Caso o seu furo não saia conforme o planejado, pode ser também que houve um problema de cicatrização. Nesses casos, o mais indicado é que você procure ele para esclarecer a situação. O profissional saberá guiá-lo da melhor forma.
Uma das possibilidade do aparecimento de granulomas é a falta ou excesso de limpeza da área perfurada. Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas. Pode ser também que haja irritação devido às mãos sujas em contato com o local. Evite tocar essa região constantemente e girar a joia sem necessidade.
Outro fator que pode implicar no aparecimento de granulomas é o material da joia utilizado. Alguns componentes causam irritações e são interpretados como um corpo estranho pela pele. Por isso, opte por utilizar componentes hipoalergênicos, como o titânio.
De qualquer forma, caso a vermelhidão seja intensa, assim como a escamação da pele, procure um dermatologista e veja se o local não se tornou um ponto de infecção. A falta de cuidados pode acarretar em problemas graves.
E A QUELOIDE?
A queloide é uma espécie de cicatriz avantajada e ocorre quando não houve uma cicatrização eficaz advinda de um ferimento ou corte, podendo também aparecer após perfurações de piercings e ao fazer tatuagens. O tecido cresce excessivamente de maneira disforme e de certa forma, mais agressiva.
Mais uma vez, o correto, caso você desconfie ou tenha predisposição a queloides, é procurar um dermatologista que poderá avaliar a situação e indicar o melhor caminho.
Agora que você já sabe mais sobre granulomas e queloides, repasse essas informações aos seus amigos e não esqueça de tomar todos os cuidados básicos necessários ao fazer uma perfuração com um body piercer.